Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Kenneth Morris/WSL
Kenneth Morris/WSL

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2021 contarão com cinco grandes novidades. Isso porque, a partir da edição deste ano, algumas modalidades integrarão o rol de esportes olímpicos de maneira inédita. São elas: beisebol/softbol, karatê, escalada, surfe e skate.

Apesar de estarem em fase de testes e não contabilizarem, ainda, medalhas para o quadro geral de países, as cinco modalidades em questão respeitarão todos os procedimentos olímpicos e não deixarão de distribuir medalhas aos respectivos vencedores.

Vale lembrar que o breakdance ("dança de rua") também incorpora o grupo de novidades olímpicas, mas só será testado na edição Paris 2024, na França. No Japão, a abertura do evento está marcada para o dia 23 de julho, com duração prevista até 8 de agosto.

A seguir, confira um pouco mais a respeito das novas modalidades olímpicas:

Beisebol/Softbol

O beisebol/softbol é a grande exceção da lista, por já ter feito parte dos Jogos Olímpicos em um passado nem tão distante. Aliás, a modalidade fez parte do quadro até Pequim 2008, mas acabou retirada do evento nas edições Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016.

Apesar de muito semelhantes, beisebol e softbol possuem regras específicas e diferenças claras. Apenas homens praticam o primeiro, enquanto o segundo é um esporte exclusivamente feminino. Em cada um, serão seis países na disputa pelo primeiro ouro neste retorno às Olimpíadas.

Veja o Minuto Cultura sobre as cinco novidades da Olimpíada de Tóquio: