Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sônia Guajajara

Foi a primeira mulher indígena a se candidatar a vice-presidente. Fez parte da chapa do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ao lado de Guilherme Boulos em 2018. É coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA).

Veja imagens: Webstory: Figuras indígenas para acompanhar

Joênia Wapichana

Em 2018, pela Rede Sustentabilidade (REDE), foi a primeira mulher indígena a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional. Também é considerada a primeira a se formar em direito. Recebeu seu diploma em 1997 na Universidade Federal de Roraima (UFFR).

Davi Kopenawa Yanomami

Porta-voz do povo Yanomami, é escritor, xamã e ativista, além de ser conhecido como o “Dalai Lama da Floresta”. Ele coleciona uma série de prêmios internacionais, como exemplo, o “Right Livelihood Award” e o “Global 500 Award”. É presidente da entidade indígena Hutukara Associação Yanomami.

Célia Xakriabá

Mestre em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UnB), é professora e ativista. Luta pela melhoria no sistema educacional, apoia a luta das mulheres e da juventude. Faz parte do povo Xakriabá, em Minas Gerais, Brasil.

Jacir de Souza Macuxi

Nascido na Terra Indígena de Raposa Serra do Sol, foi um dos principais defensores para o reconhecimento da terra que é localizada no estado de Roraima. Jacir, figura de destaque entre os membros da etnia Macuxi, testou positivo para a Covid-19, ficou internado, mas se recuperou.

Raoni Metuktire

Apresentado como uma opção para o Prêmio Nobel da Paz em 2020, o líder indígena da etnia Caiapó é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.

Alice Pataxó

Da etnia Pataxó, a influenciadora digital utiliza as redes sociais com o intuito de questionar os preconceitos da sociedade, além de falar sobre o que é ser indígena, mulher e LGBTQ atualmente.

Veja o Minuto Cultura sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas: