Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Imagens
Getty Imagens

Apesar de ser considerado um vilão para a saúde e um comprometedor da dieta, pesquisas garantem que o chocolate pode trazer inúmeros benefícios à saúde, se consumido na quantidade correta e com mais cacau e menos açúcar. Consumir uma porção de 15g a 30g por dia, de chocolate com 65% de cacau no mínimo, reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, melhora o fluxo sanguíneo e até a aparência da pele, entre outros fatores benéficos.

O Brasil é um dos países que mais consome chocolate no mundo! Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), indicam que o brasileiro consome, por ano, cerca de 2,6 kg do produto. As mulheres são maioria quando o assunto é consumo de chocolate, representando 56% da média nacional. A cada ano, as indústrias que produzem a guloseima, chegam nas 559 mil toneladas de produção do derivado do cacau que agrada tanta gente.

O chocolate é visto como uma válvula de escape para vários estados emocionais, como: ansiedade, TPM, tristeza, etc. Uma pesquisa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, em maio deste ano, mostrou que as vendas dos produtos que envolvem chocolate aumentaram 50%. Isso se deve ao tempo maior que as pessoas têm ficado em casa, gerando cada vez mais ansiedade para sair e, também, às tentativas de inserção do ingrediente nas receitas culinárias.

O alimento a base de cacau, antes só conhecido e consumido na América pelos Maias e Astecas, chegou na Europa no dia 7 de julho do século XV, quando foi introduzido na alimentação dos europeus, se tornando uma paixão no continente. A data é bem comemorada por lá, havendo troca da guloseima, em diferentes formatos, entre famílias e amigos para celebrar a data.

Que tal celebrar essa data tão gostosa? No canal de Receitas da TV Cultura, tem uma receita maravilhosa de Mousse de Chocolate, que é de dar água na boca. Confira e comemore!