Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A Fuvest, que realiza vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo (USP), anunciou a ampliação do prazo para os alunos que vão pedir isenção ou redução na taxa de inscrição até o dia 24 de julho. Inicialmente, a data limite era nesta sexta-feira (10).

Ainda, a prova foi adiada. A primeira fase, que aconteceria em novembro, será realizada no dia 10 de janeiro. Já as provas da segunda fase foram agendadas para 21 e 22 de fevereiro.

As alterações no calendário do vestibular são resultado de pressões exercidas por estudantes e cursinhos populares. "Essa prorrogação é importante porque a maioria dos estudantes não têm acesso a essas informações [...] Prorrogar esse prazo é dizer que mais estudantes vão ter acesso ao vestibular", esclarece a educadora Luna Brandão, uma das líderes da campanha "Ninguém Fica Para Trás".

A inscrição para a Fuvest deste ano custa R$ 182. A quantia pode representar mais um obstáculo para os estudantes de baixa renda, que muitas vezes enfrentam dificuldades técnicas para acompanhar aulas preparatórias online durante a pandemia.

Esta é a primeira vez que a Universidade de São Paulo vai destinar metade das vagas de graduação a estudantes de escola pública. A reserva está sendo feita de forma gradual desde 2018 e a inclusão acontecerá a partir da Fuvest e do Enem, que também teve sua realização adiada para o início do próximo ano.

Assista à reportagem do Jornal da Tarde: