Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O conforto do lar se tornou essencial durante a quarentena. Afinal, as pessoas passam mais tempo em casa e por isso precisam de comodidade e praticidade. Um sinal de como isso vem afetando o comportamento de consumo foi o aumento nas vendas de TVs e monitores.

Dados da Via Varejo do Rio de Janeiro mostram que as vendas de TVs de 55, 50 e 32 polegadas, por exemplo, cresceram mais de 200% durante a pandemia. Com esse desempenho, as vendas desses produtos ultrapassaram as de celulares, que sempre foram o carro-chefe das lojas de eletroeletrônicos.

Que outros dados reforçam esse comportamento? Os móveis passaram a representar 11% do faturamento da regional Rio da Via Varejo, contra uma fatia de 9% antes da pandemia. Em seguida, aparecem os itens de informática, cuja participação evoluiu de 6% para 9%.

Por que esse interesse por TVs, móveis e itens de informática? A TV se transformou na principal fonte de diversão das pessoas durante a pandemia, então nada melhor do que ter uma melhor em casa. Por mais passar mais tempo em casa, as pessoas perceberam a necessidade de trocar seus móveis ou comprar os que não tinham. No caso da informática, esse segmento vem sendo puxado pela necessidade de trabalho e estudo remoto.

O que a Via Varejo diz sobre esse avanço? Marcelo Ubriaco, diretor de operações da Via Varejo, diz que o aumento das compras por meio de plataformas online, somada à conveniência em receber em casa ou retirar o produto por meio de drive-thru nas lojas físicas ajudaram no aumento nas vendas dessas categorias.