Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de São Paulo autorizou a volta da montagem das barracas dos ambulantes no mesmo horários das lojas de rua, entre às 10h e 16h. Após mais de 100 dias parados, os trabalhadores retornaram às atividades em meio ao alívio e à insegurança.

"Tem ainda aquele certo receio, porque nem todo mundo está saindo de casa. A gente ainda não sabe como vai ser, a gente espera que seja um bom público, né? Que o pessoal venha para comprar mercadoria e para repor mercadoria", afirmou a comerciante Amabile Rodrigues.

Para que os ambulantes voltassem ao trabalho, a prefeitura impôs algumas regras. Entre elas, manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro, reforçar a limpeza das bancas e mercadorias, cobrir as máquinas de cobrança com plástico e disponibilizar álcool em gel. As mesmas regras valem pra quem vende alimento nas ruas.

Os ambulantes representam boa parte da força de trabalho do Brasil. Só a capital paulista tem 2 mil ambulantes legalizados e outros 10 mil com licença de trabalho temporária.

"O desemprego deve levar, pelo menos em um primeiro momento, ao aumento do trabalho informal em nosso País. E muitos deles sequer tiveram acesso ao Auxílio Emergencial pago pelo governo para amenizar a situação como um todo. São ambulantes, são empregadas domésticas e outras categorias que ficaram fora do radar da rede de assistência social pública", explicou o economista Fábio Gallo.