Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um verdadeiro aprendizado de civilidade. Foi esse o clima do Encontros Digitais Cultura desta segunda, 20. Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do “Papo de Mãe”, mediaram uma conversa sobre violência doméstica, com a participação da promotora de Justiça do Estado de São Paulo Valéria Scarance, e da vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa.

As especialistas falaram sobre esse grave problema que resulta na morte de milhares de mulheres todos os anos no Brasil e explicaram sobre as várias violências que podem acontecer dentro de casa: moral e psicológica (xingamentos relacionados à honra e à autoestima da mulher); sexual; física (que muitas vezes nem deixa marcas); patrimonial (quando há um ataque à independência da mulher). “Ninguém resiste a palavras que minam a autoestima todos os dias. As vítimas vão perdendo a resistência e quando começam a apanhar, e também sofrem violência sexual, já estão absolutamente enfraquecidas. E confundem a violência com o jeito de ser do parceiro”, alerta Regina Célia. “As principais armas da mulher para se defender são a autoestima e a independência”, reforça a Dra. Valéria.

Apesar de os números de feminicídio no Brasil ainda serem muito altos a promotora de São Paulo conta que vem ocorrendo uma queda no índice de mortes de mulheres porque as denúncias aumentaram. “Isso significa que os vizinhos estão mais atentos ao problema”, reforça ela. “Isso mostra a importância de a sociedade romper esse silêncio”, finaliza Regina Célia. Denunciar é dever de cada cidadão que presenciar ou perceber algum tipo de violência doméstica. Os canais disponíveis são:

- 180 para denúncias anônimas, em todo o Brasil

- 190 (Polícia Militar), quando a violência estiver acontecendo naquele momento

- Delegacias: para Boletim de Ocorrência presencial ou online (em estados que já têm o serviço)

- Para informações sobre o tema e orientações, acesse o canal da promotora Valéria Sacarance no YouTube e o grupo de apoio Violência Doméstica no Facebook.

Assista à entrevista completa no canal da TV Cultura:


Na próxima segunda (27) às 16h, tem mais uma live do Encontros Digitais, dessa vez falando sobre a “Reorganização dos casais em tempos de pandemia”.