Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um estudo observou gestantes infectadas com a Covid-19 e que apresentavam sintomas leves ou que até não apresentavam sintomas. Cinco delas chamaram a atenção: mesmo na fase final da gravidez, os fetos morreram, aparentemente, sem nenhuma causa. Os especialistas alertam que são ocorrências raras, mas que reforçam ainda mais a importância do pré-natal nestes tempos de pandemia.

"Nós pesquisamos na placenta e no líquido amniótico a presença do vírus e achamos em alguns casos. Então, é uma pesquisa que tem uma importância no sentido de a gente começar a entender também qual é a consequência do SARS-CoV-2 na placenta. Lembrando que a placenta tem receptor do vírus; assim como a gente tem receptor do vírus em todo o trato respiratório, também temos receptor pra esse vírus na placenta. Então, esse vírus, muito provavelmente, ele consegue ultrapassar a barreira da placenta e causar infecção e lesão", afirmou Rosana Richtmann, infectologista do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Santa Joana.

As pesquisas que relacionam gestação, aborto ou morte de fetos pela Covid-19 ainda são recentes, mas os resultados indicam que, no momento mais próximo do parto, a doença pode afetar o feto. Um estudo publicado na semana passada pela revista Nature relatou o caso de um bebê contaminado na placenta e que nasceu com problemas neurológicos.

Segundo Rosana, os resultados, ainda que tenham poucos casos como base, servem de alerta para a classe médica e científica. "Eu recomendo fortemente que todos os casos - ou de óbito fetal ou de casos de mães que estejam próximas do parto e que tenham a Covid-19 - que a placenta seja analisada, com carinho, para que a gente possa ver a repercussão e entender cada vez mais a relação entre a presença do vírus com a infecção placentária", explicou a infectologista.

No entanto, os médicos tranquilizam: os casos graves ou de morte são raros, já que quase todos os infectados nascem sem sintomas. Mesmo assim, as gestantes devem seguir rigorosamente as regras de isolamento e fazer o pré-natal.