Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images Mosquinha do banheiro é inofensiva e não transmite doenças

Minúscula, mas não invisível, a mosquinha de banheiro – também conhecida como mosca dos filtros ou mosca dos ralos – se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter no último domingo (26). Uma postagem feita por um internauta trazia a imagem do inseto e questionava a importância deste pequeno ser que habita nossos banheiros.

Entre comentários irônicos e engraçados, a postagem original atingiu a marca de 99 mil curtidas e 19 mil retuites. “Ele é fiscal de banho, está ali para ver se você está se limpando direito”, brincou um internauta. Mas, afinal, o que é a mosquinha de banheiro e para que ela serve?

O inseto pertence à família Psychodidae e, apesar de compartilharem semelhanças com outros insetos, como o mosquito palha – transmissor da leishmaniose – a mosca do banheiro não transmite doenças. No entanto, a presença do pequeno animal pode causar grande incômodo pela simples presença ou podem levar a entomofobia, o pavor de insetos.

O aparecimento do inseto também não é por acaso. A mosquinha do banheiro se alimenta, basicamente, de matéria orgânica e tem familiaridade com ambientes úmidos. Ou seja, bordas de ralos, frestas, caneletas de boxes junto ao piso, e qualquer lugar onde haja acúmulo de umidade é um convite para o surgimento dos pequenos insetos.

Apesar de ser completamente inofensiva, a presença da mosquinha indica a necessidades de métodos mais eficientes na hora de limpar o banheiro. Água sanitária ou produtos que contenham cloro são indicados para eliminar o inseto e possíveis larvas. O uso de inseticidas comuns é dispensável, pois eliminam somente o inseto e não ovos ou larvas.