Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma nova medida da Justiça Eleitoral tem como objetivo punir partidos que utilizem candidaturas femininas para preencher a cota mínima de gêneros durante eleições. O TSE poderá derrubar a lista inteira de candidatos a vereador de um partido caso seja comprovada a existência de fraudes.

O desrespeito à regra que prevê 30% de participação de mulheres nas candidaturas ainda pode configurar crime de falsidade ideológica. Os partidos terão que apresentar autorização por escrito de todas as candidatas. "A iniciativa abre um espaço para que mulheres que são colocadas na situação de candidatas fictícias tenham um canal de denúncia e de acesso ao Ministério Público", esclarece a advogada Paula Bernadelli, membro da Associação Visibilidade Feminina.

Nas últimas eleições, foram registrados 24 casos de candidaturas que não contaram com um único voto, nem do próprio candidato. Dentre elas, 21 eram de mulheres. Já em 2016, em Valença do Piauí (PI), 5 candidaturas femininas à Câmara dos Vereadores eram falsas.

Entre 190 países, o Brasil ocupa a posição 152 em um ranking que avalia a presença feminina no Parlamento, segundo a organização suíça União Interparlamentar. Ainda, as mulheres, que são mais de 50% da população, ocupam apenas 15% das vagas no Congresso Nacional.

Assista à reportagem do Jornal da Tarde: