Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Diversos estudos apontam que o uso da máscara é um importante instrumento de prevenção contra a contaminação e a proliferação do novo coronavírus. No início de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS), passou a recomendar o uso da máscara para toda a população. O Presidente Jair Bolsonaro ainda decretou uma lei que torna como obrigatório o uso da peça em espaços públicos e privados acessíveis ao público durante a pandemia. Mesmo após tal medida, algumas pessoas se recusam a usar a máscara de forma correta.

Muitos se queixam da respiração abafada e óculos embaçados, e não cobrem o nariz com a máscara. Algumas pessoas ainda tiram a peça para comer e fumar enquanto caminham na rua, favorecendo a proliferação do vírus.

Grupos anti-máscara dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido já fizeram manifestações e protestos contra o uso da peça, movimentos que também aconteceram durante a gripe espanhola, há mais de 100 anos.

De acordo com o neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha, o descaso de algumas pessoas com o instrumento de prevenção ao novo coronavírus está relacionado a um transtorno de personalidade, que instiga o prazer e alívio momentâneo, deixando de lado a empatia e a sensibilidade em relação ao outro.