Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images

Os casos de doenças cardiovasculares aumentaram 32% durante a pandemia do novo coronavírus. É o caso da síndrome do coração partido, ou cardiomiopatia por estresse, um problema físico que atinge frequentemente pessoas de 65 a 70 anos, e mulheres durante o período da menopausa.

A doença tem sintomas parecidos a de um infarto, como a dor no peito, a falta de ar e o cansaço, e pode ser ocasionada por algum problema físico, como uma fratura ou uma cirurgia, ou até mesmo por fatores emocionais, como o estresse, a angústia, a depressão e a insônia.

Segundo um estudo realizado por médicos de Ohio, nos Estados Unidos, 8% dos pacientes com a média de idade de 67 anos que apresentaram sintomas cardíacos em dois hospitais americanos, foram diagnosticados com a cardiomiopatia por estresse.

O Brasil ainda não tem números oficiais da síndrome, que é considerada rara em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia está realizando um estudo e reunindo dados de mais de 400 pacientes com problemas cardíacos, para formar um registro nacional da doença.