Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Assim como a Covid-19, o câncer de pulmão ataca com mais força os fumantes, sendo a taxa de mortalidade 15 vezes maior entre essa parcela da população. O mês de agosto é dedicado à prevenção da doença.

O sistema respiratório, que é o mais prejudicado pelo vício em cigarros, é também o mais afetado pelo novo coronavírus. Dessa maneira, os fumantes são mais suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas graves da doença. Contudo, abandonar o hábito de fumar em um momento de alta ansiedade, como o ocasionado pela pandemia e pelo isolamento social, pode ser ainda mais difícil. Muitos brasileiros, no lugar de abandonar o vício, intensificaram o consumo.

Uma pesquisa da Faculdade Unoeste e da Faculdade de Medicina do Guarujá com fumantes de todo o Brasil mostrou que, apesar de 80% dos entrevistados saberem que o cigarro pode agravar os sintomas da Covid-19, 37,5% deles aumentaram o consumo de um a dez cigarros por dia.

Contudo, a mesma pesquisa mostrou que 56,2% dos entrevistados reduziram o consumo de cigarros e derivados durante a pandemia. "Como a Covid está muito associada com problemáticas respiratórias, isso pode ser um forte incentivador para cessação do tabaco", comenta a professora Ana Paula Freire, responsável pelo estudo.