Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (10) o vulcão Sinabung, na Ilha de Sumatra do Norte, Indonésia, entrou em erupção pela segunda vez desde o sábado (8). O vulcão gerou uma nuvem gigante de cinzas com 5 km de extensão.

Por volta do meio-dia, no horário local, a nuvem que surgiu a 2.460 metros do solo, escondeu a luz do sol, transformando o dia em noite na Indonésia. Moradores da região ficaram assustados, e relataram ouvir forte barulho no início da erupção.

O barulho causou apreensão, visto que poderia haver riscos de o vulcão expelir lava e destruir grande parte da ilha. Porém, não foram relatados incidentes por conta da erupção e os voos continuam operando normalmente.

Segundo a agência de vulcanologia indonésia, os moradores foram orientados a ficarem numa distância do vulcão num raio de 3km. Além da recomendação do uso de máscaras pelos moradores para minimizar o efeito das cinzas.

Sinabung esteve inativo por séculos, até 2010, quando foi registrada uma erupção. A Indonésia é o país com mais atividades vulcânicas no mundo. É localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, área de grande atividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões em erupção, sendo 129 ativos e 65 considerados perigosos, incluindo o Sinabung.