Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Dá para ser famosa no Instagram sem ser musa fitness, blogueira de moda ou postar fotos dos lugares mais incríveis do mundo? Para Suhellen Alves, sim. Após passar por um divórcio conturbado e ficar desempregada, a moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, decidiu abrir uma página no Instagram para oferecer serviços de faxina.
No entanto, com bom humor e dicas de limpeza, a diarista acabou ganhando milhares de seguidores e virou influenciadora digital.

No perfil "Diário da Diarista", há zero glamour. A ideia de Suhellen é dar dicas de limpeza caseira de um jeito mais simples, fácil e rápido. "A questão da criação da página foi no sentido de 'poxa, eu preciso divulgar mais, porque eu preciso trabalhar'. [...] Primeiro, eu tentei anunciar nos grupos de diaristas. No Facebook, tem milhares, mas não tive nenhum retorno", explicou Suhellen.

Mas, com o tempo, o projeto deu certo e, atualmente, o perfil já conta com quase 40 mil seguidores. A fama rendeu a ela participação em programas de TV e até lives com famosos, como a chef Paola Carosella. 

Em cada parte da casa, a influenciadora digital desenvolveu um checklist de cuidados indispensáveis para deixar tudo brilhando. No "Diário da Diarista", também tem segredos especiais: em um vídeo rápido, Suhellen consegue explicar aos seguidores como dobrar o teimoso lençol de elástico. 

Uma das principais mensagens que a diarista passa é sobre a necessidade de mudar hábitos para facilitar a faxina de todo mundo. "Na verdade, as pessoas encaram muito essa parte da faxina, da limpeza como um fardo, como a pior coisa do mundo, porque elas fazem da maneira errada", afirmou.

Daqui para frente, a Suhellen pretende usar a visibilidade que conquistou para valorizar o trabalho da categoria. "Meu projeto principal, no momento, realmente, é montar uma equipe pequena e conseguir treinar cada um, dar uma condição legal de trabalho, dar uma condição legal de remuneração, para poder mudar essa visão que as pessoas têm de que nosso trabalho é um trabalho ruim."