Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Nesta quarta-feira (12), a Polícia Civil de São Paulo lançou a versão digital do RG. O documento é válido em todo o país e pode ser baixado e armazenado no celular de forma gratuita. A versão digital faz parte de uma modernização da PC mas não substitui o documento físico.

A opção pode ser utilizada pelas pessoas que tiveram a versão física emitida a partir de fevereiro de 2014, com Código QR impresso no verso, e que estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil. Os beneficiados ainda podem solicitar a 2ª via do documento físico sem sair de casa.

Para quem possui o documento de identidade emitido nos anos anteriores a 2014, será necessário solicitar um novo RG para usar a ferramenta digital.

O aplicativo para utilização é o RG Digital SP, disponível no Google Play e Apple App Store. Os requisitos mínimos de tecnologia necessários para baixar a ferramenta são: celulares com Android 5.0 ou iOs 10, ou versão superior; uma câmera de pelo menos 5 megapixels e conexão de dados ativa.

Para garantir a segurança dos usuários e evitar fraudes, o documento virtual só estará disponível para um celular e será bloqueado se houver tentativa de acesso em outros aparelhos.

Aglomeração em frente ao IIRGD

Na última terça-feira (11), em frente ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, no Centro de São Paulo, houve uma enorme fila de pessoas que queriam emitir a segunda via ou a renovação do RG.

O motivo da aglomeração foi resultado de uma notícia falsa divulgada por algumas autoescolas de que seria necessário apresentar RGs emitidos em até dois anos para fazer novas carteiras de habilitação. Segundo as autoescolas, tal informação foi divulgada pelo Detran, que não se pronunciou a respeito.