Notícias

70 anos da televisão brasileira: TV Cultura traz especial com Boni, Xuxa, Bial, Ratinho e outros gigantes da comunicação

O documentário “Os Campeões de Audiência” vai ao ar no dia 17 de setembro, às 22h15, na TV Cultura


02/09/2020 20h40

Em 18 de setembro de 1950, Assis Chateaubriand fundava o primeiro canal de televisão do país, a TV Tupi. De lá para cá, a televisão brasileira cresceu e se tornou um dos principais meios de comunicação para informar, entreter e registrar os principais acontecimentos históricos do Brasil.

Em comemoração aos 70 anos de televisão brasileira, a TV Cultura preparou o documentário especial 'Os Campeões de Audiência', dirigido por Henrique Bacana, que vai ao ar na emissora no dia 17 de setembro, às 22h15. As entrevistas feitas pela internet, por causa da pandemia, trazem percepções e relatos pessoais sobre a televisão brasileira na ótica de jornalistas, apresentadores, atores e empresários do ramo. 

Entre os convidados, estão nomes como: Boni, Xuxa, Cássio Scapin, Rolando BoldrinSusana Vieira, Lima Duarte, Taís Araújo, Pedro Bial, Luciano Huck, Rodrigo Faro, Fábio Porchat, Tony Ramos, Betty Faria, Zeca Camargo, Datena, Ratinho, Regina Duarte, Marcelo Tas, Tiago Leifert, Rita Lobo, Carlos Alberto de Nóbrega, Astrid Fontenelle, Silvio Luiz, Ney Latorraca, Lucélia Santos e Ernesto Paglia.

Rolando Boldrin, Susana Vieira, Taís Araújo e Xuxa em "Os Campeões de Audiência"

Uma das pioneiras da televisão brasileira, a apresentadora Hebe, que faleceu em 2012, é relembrada nos relatos de ex-parceiros de trabalho, como o apresentador e diretor Carlos Alberto da Nóbrega: "A Hebe está para a televisão o que o Pelé está para o futebol. Ela falava o que bem entendia, ela sabia da força que tinha". A jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle ainda acrescenta: "Ela realmente fez o maior papel de madrinha da televisão brasileira".

Os programas produzidos pela TV Cultura também são lembrados pelos convidados. O ator Cássio Scapin, que interpretou o famoso “Nino”, fala sobre os tempos de Castelo Rá-Tim-Bum: "A gente conseguiu fazer uma obra de arte na televisão".

Confira o teaser do especial:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inteligência artificial do Twitter destaca rostos brancos em vez de negros? Testes de usuários levantam debate sobre racismo algorítmico

Morre Ruth Bader Ginsburg, juíza mais antiga da Suprema Corte dos EUA, aos 87 anos

Está difícil achar repelente? Indústria e varejo se movem para atender alta nas vendas

Desemprego atinge 14,3% em agosto, maior patamar de toda a pandemia

Com maior procura por trabalho, cai em 6,5% total de pessoas em isolamento social