Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

"Nós estamos estreando neste momento o Roda Viva, um programa de entrevistas e debate produzido pela TV Cultura de São Paulo." Assim o jornalista Rodolpho Gamberini abriu a primeira edição do Roda Viva da história, em 1986. No ar desde então, a atração se transformou no mais tradicional programa de entrevistas da televisão brasileira, teve dezenas de apresentadores, milhares de entrevistadores e centenas de convidados. 

De lá para cá, muita coisa mudou: o cenário foi repaginado algumas vezes, o programa agora é transmitido também pela internet, ganhou uma versão em podcast e passou a dominar os assuntos das redes sociais às segundas-feiras. O formato icônico do debate, entretanto, com o entrevistado sentado no centro da roda, cercado por entrevistadores, continua. 

Confira algumas curiosidades sobre a estreia do programa de entrevista mais tradicional do Brasil, que recebeu o Ministro da Justiça do governo Sarney, Paulo Brossard e discutiu, entre outras coisas, o processo de redemocratização pelo qual o país passava.

Bancada cheia

Atualmente, o Roda Viva tem uma bancada geralmente composta por seis entrevistadores, além do âncora, cargo atualmente ocupado por Vera Magalhães, e de Paulo Caruso, que documenta a entrevista com suas famosas charges. 

Na estreia do programa, a produção convidou 22 entrevistadores para a sabatina de Paulo Brossard, entre jornalistas, políticos, acadêmicos e mais. 

Estiveram na bancada Augusto Nunes, jornalista que posteriormente viria a apresentar o programa, Getúlio Bittencourt, Cláudio Abramo, Vinícius Caldeira Brant, Percival de Souza, Margarida Genevois, Miriam Leitão, Eduardo Muylaert, Paulo Moreira Leite, Fernando Marques, Maurício Tragtenberg, José Alves de Oliveira, Waldomiro Cordeiro, João Batista de Andrade, Cacá Rosset; Norival Guadaghin, Ivo Lima Guerra; Lenildo Tabosa Pessoa, Caio Gorentzvaig, Rubens Lazzarini, José Carlos Salvagni, Ademir Malavasi, e Boris Gorentzvaig.

Participação por telefone

Para participar do Roda Viva hoje basta publicar perguntas e comentários com a hashtag #RodaViva nas redes sociais, mas nem sempre foi tão simples. Além dos 22 entrevistadores, Gamberini dividiu a bancada da primeira edição com três telefonistas, que ficavam a postos no ar para receber as perguntas dos telespectadores.

É permitido fumar

via GIPHY


Para quem é mais jovem pode parecer estranha a imagem de cigarros acesos num ambiente fechado como um estúdio de TV. No primeiro Roda Viva, porém, vários entrevistadores aparecem fumando; além de um copo d'água com o logotipo do programa, a produção fornecia um cinzeiro para os membros da bancada.

Quer ver mais? Assista à íntegra do programa de estreia com Paulo Brossard no Roda Viva Retrô:

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Cultura, redes sociais e site da emissora.