Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura Chico Anysio, Marcelo Adnet e Fábio Porchat no Roda Viva

Quem assiste o Roda Viva está acostumado com o programa de entrevistas mais tradicional da televisão brasileira. Quando se pensa que o programa tem apenas 34 anos de história, parece mentira. Porque o Roda Viva dá uma impressão de ser atemporal. Passam governos, ditaduras, golpes, mas o Roda Viva se reinventa nas mudanças políticas e tecnológicas. 

Hoje, as linhas telefônicas deram lugar as tags no Twitter e, se numa pandemia não é possível estar presente no centro da bancada, não tem problema, a entrevista é feita de casa, pela internet. E para quem acha que o humor não cabe no Roda Viva, está muito enganado. Ambos compartilham de uma atemporalidade e resiliência invejável, que se reinventa, se descobre novamente e surpreende a todos. 

Leia também: 34 anos de Roda Viva: Confira o que mudou desde a primeira edição do programa, em 1986

Em 34 anos, a televisão mudou e o humor também. Quem não se lembra de Chico Anysio comandando a histórica "Escolinha do Professor Raimundo"? Ou das noites de domingo com a presença de Tom Cavalcante, no também icônico "Sai de Baixo"? Hoje, o humor não é mais como era antigamente. As esquetes do "Porta dos Fundos" e do "Sinta-se em Casa", de Fábio Porchat e Marcelo Adnet, respectivamente, são expoentes dessa mudança de formato, linguagem e narrativa. 

Relembre alguns dos humoristas que passaram pelo centro do Roda Viva, ao longo dos 34 anos de história do programa: 

Marcelo Adnet

O mais recente de todos é Marcelo Adnet. Em agosto deste ano, o humorista participou do Roda Viva e, além dos diversos assuntos abordados, o comediante arrancou risadas do público, da bancada e da apresentadora Vera Magalhães com suas imitações de candidatos presidenciais. 

Helio de La Peña

Helio de La Peña é ator, redator, escritor, roteirista, apresentador e humorista que, junto de seus companheiros do Casseta e Planeta, marcaram uma geração do humor brasileiro com imitações históricas e esquetes que brincavam com política, presidentes da República, seleção brasileira e muito mais. Vale a pena conferir a entrevista de 2018.

Dercy Gonçalves

Em 1995, sete anos depois de sua primeira participação, Dercy Gonçalves voltava ao centro do Roda Viva. Aos 88 anos, a atriz e comediante rechaçava a idade e dizia: "Não sou velha e estou uma beleza". Com seu jeito despojado e naturalmente engraçado, que arrancou diversas risadas durante mais de uma hora de entrevista, Dercy falou sobre sua carreira, sua vida pessoal e seus principais trabalhos ao longo da carreira.

Tom Cavalcante

As noites de domingo da família brasileira não foram mais as mesmas depois da estreia do icônico "Sai de Baixo". O programa, que levava o formato do teatro adaptado para as telinhas, contava com um elenco formidável que, entre outros atores, tinha Tom Cavalcante. Na época, aos 34 anos, Tom dava a vida ao personagem Ribamar, um dos motivos do sucesso do programa. 

Chico Anysio

Não é exagero falar que Chico Anysio foi um dos maiores humoristas da história do Brasil, se não o maior. O comediante, com toda sua versatilidade, deu vida a diversos papeis e em programas distintos. Apesar das diferenças entre cada um deles, uma coisa não mudava, a capacidade de levar o público às gargalhadas. Um dos programas que elevaram ainda mais o humorista ao status de gênio da comédia, foi a "Escolinha do Professor Raimundo", que estreou no mesmo ano da entrevista, em 1990. Chico ainda voltou ao centro da bancada três anos depois, em 1993. 

Jô Soares

As novas gerações podem não lembrar, mas Jô Soares foi um dos expoentes da comédia brasileira. Detentor de um talento nato e versátil, Jô atuou, dirigiu e apresentou diferentes produtos ao longo da carreira, transitando entre cinema, televisão e programas de auditório com muita tranquilidade. Sentou-se no centro da bancada do Roda Viva em 2005 e seis anos depois, em 2011. Na última ocasião, Jô, entre outras coisas, comentou sobre esse momento de transformação que vivia o humor. 

Fábio Porchat

E falando em mudanças no humor, é impossível não pensar em internet, Porta dos Fundos e Fábio Porchat. O ator e humorista foi um dos criadores do canal que hoje conta mais de 16 milhões de escritos. Porchat, ao lado de colegas como Gregório Duvivier e Kibe Louco, deu vida a uma nova maneira de contar narrativas de humor, com vídeos curtos, humor inteligente e alinhado aos acontecimentos da atualidade. Em 2017, Porchat ocupou o centro da bancada e discutiu justamente sobre essas mudanças na maneira de fazer comédia, além de falar sobre o papel do politicamente correto na construção da narrativa. 


Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Cultura, redes sociais e site da emissora.