Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Ao longo dos 34 anos, o Roda Viva já recebeu inúmeros convidados importantes que marcaram a história do programa. Desde figuras políticas, artistas, esportistas até digital influencer.

Para comemorar o aniversário de um dos programas mais tradicionais da TV brasileira, separamos algumas entrevistas históricas para você relembrar quem já passou pelo centro da roda.

Fidel Castro

Em 1990, o Roda Viva recebeu o presidente cubano Fidel Castro, para falar sobre o movimento de esquerda da América Latina e sobre o futuro diante dos reflexos da Perestroika, uma das polícias soviéticas. Por questões de segurança, o programa foi gravado na residência de inverno do Governo do Estado de São Paulo.

Ayrton Senna

O piloto brasileiro de Fórmula 1 esteve no centro da roda quando estava há apenas três anos na pista e já somava dois prêmios. No programa, Senna se emocionou ao ver imagens de sua trajetória e suas conquistas.

Hebe Camargo

A apresentadora debateu sobre o aborto, a homofobia e o machismo em plena década de 1980 na TV. Em uma das entrevistas mais intensas do programa, até a bancada ficou emocionada.

Orestes Quércia

Na época, candidato à presidência da República, ele debateu sobre as acusações de enriquecimento rápido e atacou o jornalista Ruy Xavier, dO Estado de S. Paulo, que estava presente na bancada.

Darcy Ribeiro

Antropólogo, escritor, pedagogo e político, esteve no centro da rosa três vezes: em 1991, 1995 e em 1998. No programa ele abordou temas como desnutrição infantil, reforma agrária e da educação, além da sua vida política.

Ariano Suassuna

O escritor esteve no programa em 2002, e falou sobre como sua vida influenciou na produção de suas obras, consideradas clássicos da literatura brasileira.

Brizola

Em 1987, o ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola esteva no centro da roda para debater sobre a economia e a desigualdade social no Brasil.

Felipe Neto

Empresário, ator e youtuber com quase 40 milhões de inscritos, Felipe participou do Roda por chamada de vídeo e falou sobre a mudança de antes trabalhar apenas com entretenimento e agora abordar temas de opinião e interesse nacional.