Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Fernando Henrique Cardoso será o entrevistado do Roda Viva da próxima segunda-feira (28), em um especial que comemora os 34 anos do programa.

FHC já esteve no centro do Roda Viva 13 vezes, sendo o recordista em participações no semanal. Desta vez, a atração homenageia também os 90 anos do ex-presidente da República, que exerceu mandatos entre 1995 e 2002.

Detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos, Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já, que visava uma transição pacífica do regime militar para a democracia. 

Sociólogo, cientista político e professor universitário, Fernando Henrique Cardoso escreveu mais de 20 livros, entre outros “A Arte da Política, a História que vivi”; “Cartas a um Jovem Político – para construir um Brasil Melhor”; e “Carta aos Brasileiros”; além de tratados sobre sociologia e política. Ele também foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores.

No programa, FHC vai discutir os grandes desafios do País, nos setores político, econômico e social, e comentar recente declaração de que se arrepende por ter defendido a emenda constitucional que restabeleceu a reeleição, o que lhe garantiu um segundo mandato. 

Sobre o Roda Viva

Lançado em 1986, o Roda Viva está completando 34 anos no ar. Ao longo de três décadas, o programa se consolidou como o principal palco de discussões dos grandes desafios nacionais e tem contribuído para levar à população as opiniões de representantes dos mais diversos setores da sociedade. O alcance nacional é garantido pela rede de afiliadas da TV Cultura, que chega a 27 unidades da Federação.

Assista à última aparição de Fernando Henrique Cardoso no programa, em 2015, quando falou sobre o seu livro “Diários da Presidência”, com registros e revelações do período em que ocupou o cargo: