Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Um estudo da Universidade de Amsterdã, na Holanda, publicado na revista Nature Medicine, sugere que a imunidade da Covid-19 pode ser comparada à da gripe comum e tem vida curta. 

Para chegar aos resultados, os cientistas acompanharam pessoas saudáveis por mais de 35 anos e perceberam que a reinfecção por quatro tipos de coronavírus sazonais ocorreu em até 12 meses após a primeira infecção. 

Leia também: Com 307 mil casos diários de Covid-19 no mundo, OMS faz apelo pela democratização da vacina

Esses vírus também causam problemas respiratórios e estão relacionados à gripe. Apesar de algumas características diferentes, são da mesma família e, por isso, os pesquisadores consideram que o tempo de imunidade do Sars-CoV-2 pode ser parecido. 

"Alguns desses coronavírus têm uma variedade muito grande, então, você tem várias linhagens desse coronavírus circulantes. Enquanto que, para nossa sorte, parece que o Sars-CoV-2 ele não varia tanto a ponto de criar linhagens suficientemente distintas, para que possam ser consideradas como um outro vírus", disse Daniel Mansur, professor de imunologia da Universidade Federal de São Carlos. 

Saber quanto tempo dura a imunidade é importante para avaliar a chance de novas ondas da pandemia e também indica como deverá ser a imunização quando houver uma vacina. Mas, por enquanto, só o tempo vai mostrar se ela terá que ser sazonal, assim como a da gripe. 

Leia também: Covid-19: testes da vacina de Oxford são retomados no Brasil

"A gente está trabalhando com as duas situações, inclusive, de fazer uma que seria uma vacinação sazonal, assim como a gente já faz com a influenza", explicou o professor.