Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Nesta terça-feira (15), foi comemorado o Dia Internacional da Democracia. O secretário-geral das Nações Unidas António Guterres, divulgou um vídeo onde alerta o mundo sobre os riscos que a pandemia da Covid-19 representa para as liberdades civis.

“A democracia é crucial para garantir troca livre de informações, participação nas decisões e responsabilização sobre as medidas tomadas. Mesmo assim, desde que a crise começou, vimos vários países usando a emergência para restringir o processo democrático e o espaço cívico”, disse Guterres.

A entidade destaca cinco medidas que a sociedade civil deve tomar para combater esse risco. São elas: a luta contra a desinformação e discurso de ódio, a promoção da alfabetização midiática, a capacitação de jornalistas, o empoderamento de mulheres contra violência de gênero e, por fim, o reconhecimento dos desafios da desigualdade e da prestação de serviços públicos agravados pela crise.

Um grupo formado por ex-presidentes e líderes políticos da América Latina também aproveitou a data para alertar sobre o risco de uma escalada autoritária na região. O documento é assinado pelas fundações Fernando Henrique Cardoso e Democracia e Desenvolvimento e, ainda, pelo Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral.

Na data que celebra a democracia, as entidades alertam para o risco do adiamento das eleições na região e pedem que as medidas sigam critérios exclusivamente sanitários.