Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Improbable Research
Reprodução/Improbable Research

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o norte-americano Donald Trump, o russo Vladimir Putin e outros líderes mundiais "venceram" nesta quinta (17) o prêmio Ig Nobel pela gestão da pandemia de Covid-19.

A premiação é promovida pela revista humorística Annals of Improbable Research (Anais de Pesquisas Improváveis, em português) e seleciona anualmente os estudos científicos mais irrelevantes ou inusitados. Na categoria Educação Médica, o evento "homenageou" chefes de Estado por "usarem a pandemia de Covid-19 para ensinar ao mundo que políticos têm maior efeito imediato em questões de vida ou morte do que cientistas e médicos". 

Além de Trump, Bolsonaro e Putin, foram citados também os líderes Boris Johnson (Reino Unido), Narendra Modi (Índia), Andrés Manuel Lopez Obrador (México), Alexander Lukashenko (Bielorrússia), Gurbanguly Berdimuhamedow (Turcomenistão) e Recep Tayyip Erdoğan (Turquia).

Paródia do prêmio Nobel, "Ig Nobel" faz um trocadilho com a palavra "ignóbil" (ignoble, em inglês). O evento está na 30ª edição e é tradicionalmente apresentado no Teatro Sanders, na Universidade de Harvard. Devido à pandemia, a cerimônia de 2020 foi realizada pela internet.