Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A presença dos negros em campanhas publicitárias deu um salto nos últimos cinco anos. De acordo com uma pesquisa da agência Heads, em 2016 apenas 1% das protagonistas de comerciais de TV eram negras. Em 2019 esse número subiu para 17%.

Há 20 anos esta agência de modelos especializada em beleza negra faz o trabalho não apenas de descobrir novos talentos, mas de inclusão e valorização dos negros na mídia. Hoje são cerca de 250 profissionais agenciados que atuam em todo país e também exterior. O diretor Helder Dias conta que a capacitação com cursos é um dos grandes diferenciais. “Tem aula de teatro postura ética, uma série de disciplina que a gente trabalha a autoestima. A gente prepara não só pra ser modelo, mas pra vida inteira”, conta.

Karina Azevedo, 31, é modelo internacional e já fez diversas campanhas publicitárias. Ela diz que depois que passou a se aceitar, as coisas só melhoraram. “Quando eu entrei, eu não me aceitava como eu era, não gostava do meu cabelo tinha esse amor que eu tenho por mim mesma”, diz a modelo.

Segundo o IBGE, mais da metade da população brasileira se declara negra. Uma maioria que deve ter representatividade não apenas nas campanhas publicitárias, mas também no mercado de trabalho.

Para Helder, o que falta conquistar é o poder de compra e o dinheiro. “Esse dinheiro tem que transitar na população negra, para que ela possa fazer escolhas, assumir papéis de liderança. (...) Se nos tivermos acesso de lideranças que esse número cresce no país, a gente vai conseguir fazer negócios gerar novas oportunidades e desbravar fronteiras não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, afirma.