Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No ano de 2020, o programa de entrevistas mais tradicional da televisão brasileira comemora seu 34º aniversário. Lançado em 1986, o Roda Viva, da TV Cultura, já recebeu grandes personalidades para debates com jornalistas renomados de todo o país!

O tempo passou, e o Roda Viva mudou!

Quem assiste ao programa atualmente, pode reparar que algumas alterações foram feitas desde a sua primeira edição, que recebeu o então Ministro da Justiça do governo Sarney, Paulo Brossard. A interação com o público, que antes era feita por telefone, com o auxílio de telefonistas, agora acontece via redes sociais. O cenário também foi reformulado durante os anos, ganhando um tom mais moderno.

Leia também: 34 anos de Roda Viva: Confira o que mudou desde a primeira edição do programa, em 1986

As mudanças mostram que o programa cresceu junto o público brasileiro. Com temáticas atuais sobre o presente e o futuro do país, o Roda Viva continua sendo um importante espaço para a discussão e apresentação de ideias. 

História marcante

Ao longo de três décadas, o programa se consolidou como o principal palco de discussões dos grandes desafios nacionais e tem contribuído para levar à população as opiniões de representantes dos mais diversos setores da sociedade. 

Em uma das participações mais marcantes de sua história, o semanal recebeu Pedro Collor de Mello, irmão de Fernando Collor de Mello e responsável pela denúncia ao esquema de corrupção cuja investigação levou ao afastamento e posterior impeachment do presidente da República.

Leia também: Hebe Camargo, Ayrton Senna e Orestes Quércia: relembre momentos marcantes nos 34 anos do Roda Viva

Espaço para a Cultura

Os debates sobre política não são os únicos que ocupam o centro da roda! A cultura também tem seu lugar, e diversos dos principais artistas brasileiros já foram entrevistados pelo programa. 

Um exemplo é Mano Brown. Em uma das poucas entrevistas que já aceitou conceder para a mídia, o rapper participou do Roda Viva no ano de 2007.

Confira: Tom Jobim, Caetano Veloso e Mano Brown: relembre personalidades da música que estiveram no centro do Roda Viva

A voz das mulheres

Da política até o mundo da dança, mulheres de diversos setores já marcaram presença no programa para expor suas opiniões.

A apresentadora Hebe Camargo protagonizou uma das entrevistas mais intensas e emocionantes da história do Roda Viva, onde A apresentadora falou sobre aborto, homofobia e machismo em plena década de 80.

Leia mais: Força feminina: relembre mulheres que fizeram história no centro do Roda Viva

Participações inusitadas

Um programa tão plural não podia deixar de receber uma das principais figuras do final do ano, não é mesmo? Por isso, até o Papai Noel já esteve no centro do Roda Viva! Duvida? Confira a edição especial, logo abaixo:

E mais: Papai Noel, Fidel Castro, David Lynch e mais: confira participações que surpreenderam nos 34 anos de Roda Viva

Sucesso nas redes

Para integrar o mundo atual, as redes sociais não podem ficar de fora! O Roda Viva tem presença garantida no Twitter, Facebook, Linkedin e no YouTube, o canal do programa já conta com mais de 1 milhão de inscritos.

A recente participação do biólogo Atila Iamarino está entre as mais assistidas na plataforma de vídeos, alcançando a marca de 3 milhões de visualizações. Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, ele falou sobre a proliferação e os possíveis impactos da pandemia do novo coronavírus.

Comemoração dos 34 anos

Com tanta história ao longo dos anos, nada mais justo do que celebrar a evolução do Roda Viva na televisão brasileira! 

Em uma edição especial, apresentada nesta segunda-feira (28), a jornalista Vera Magalhães, atual âncora do programa, se uniu aos ex-âncoras Rodolpho Gamberini, Matinas Suzuki Jr., Paulo Markun, Daniela Lima e Heródoto Barbeiro para entrevistar o sociólogo e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, recordista em participações no centro da roda.

Assista a entrevista de FHC na edição especial do Roda Viva: