Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A edição comemorativa dos 34 anos do Roda Viva desta segunda-feira (28), recebeu ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na entrevista, FHC falou sobre os desafios do País, nos setores político, econômico e social, além de assuntos como eleições, impeachment, pandemia e racismo.

"Um líder não é alguém que se esconde dentro dos seus liderados, é alguém que se expõe, que expõe suas próprias ideias e atos ao juízo daqueles que vão ser eventualmente beneficiados", disse.

Participam da bancada especial, formada exclusivamente por ex-âncoras do programa, os jornalistas Rodolpho Gamberini, Matinas Suzuki Jr., Paulo Markun, Daniela Lima, atualmente âncora da CNN Brasil e Heródoto Barbeiro, jornalista da Record News.

No Twitter, o público fez comentários com a hashtag #RodaViva34Anos; veja a repercussão:

Assista a entrevista de FHC na edição especial do Roda Viva:

Fernando Henrique Cardoso

FHC foi Presidente da República em dois mandatos, entre 1995 e 2002, além de ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente e que havia sido eleito para o governo de São Paulo. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já, que visava uma transição pacífica do regime militar para a democracia.

Sociólogo, cientista político e professor universitário, o ex-presidente escreveu mais de 20 livros, entre outros A Arte da Política, a História que vivi; Cartas a um Jovem Político - para construir um Brasil Melhor; e Carta aos Brasileiros; além de tratados sobre sociologia e política.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Sociologia, obteve um doutorado e tornou-se professor de Ciência Política, na USP. 

Após o golpe militar de 1964, ele partiu para o exílio no Chile, onde viveu por três anos. Em seguida, mudou-se para a França, onde passou a lecionar na Universidade de Paris. Mais tarde, transferiu-se para os Estados Unidos, onde se tornou professor nas universidades de Stanford e Berkeley. De volta à Europa, lecionou em Cambridge, na Inglaterra, e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França.

Fernando Henrique é detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na TV Cultura, redes sociais e site da emissora.