Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Viralizou na internet um vídeo que mostra balsas cheias de toras de madeira, retiradas da Amazônia. A gravação foi feita em agosto pelo jornalista Celivaldo Carneiro. No mês, a região registrou o pior índice de desmatamento nos últimos 10 anos, de acordo com o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

"Eu já vi milhares de balsas, centenas de carregamentos de madeira, mas nunca nessa proporção que eu vi dessa vez. Isso me causou um espanto enorme e muita indignação", comenta Celivaldo. A carga desceu o rio Arapiuns para chegar no Tapajós, que corta do estado do Pará.

A empresa identificada com proprietária das balsas, a Itaiguara, foi notificada pela Secretária de Estado, de Meio Ambiente e de Sustentabilidade do Pará, a prestar informações sobre a localização do comboio. A empresa comunicou que as embarcações teriam sido vendidas para a empresa Aviação Caravelas, que também foi notificada, mas ainda não prestou esclarecimentos.

"Um estudo do MapBiomas mostrou que 90% do desmatamento da Amazônia é ilegal. Essa derrubada da floresta que a gente vem noticiando está sendo feita de forma ilegal. Essa floresta, após dois meses de derrubada, é colocado fogo para limpeza do terreno e continuidade da grilagem desse terreno com a formação do pasto", explica o pesquisador do Instituto Socioambiental, Antonio Oviedo.

O Governo Federal realiza, há quatro meses, a Operação Verde Brasil 2, que combate desmatamento ilegal e focos de incêndio na Amazônia Legal. Balanço divulgado em setembro mostra que a operação já aplicou mais de R$520 milhões em multas.

Confira a reportagem do Jornal da Tarde: