Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

A pesquisa Liberdade Online apontou que metade das adolescentes e jovens que usam redes sociais já sofreram assédio sexual. O levantamento foi realizado em 22 países, onde 14 mil meninas de 15 a 25 anos de idade foram entrevistadas.

Na média global, 58% delas disseram que já foram assediadas nas redes sociais. No Brasil, o percentual é maior: 77%. O estudo alerta para a gravidade da violência online num momento em que o tempo de tela aumentou muito em razão da pandemia.

O problema mais relatado na pesquisa, por 58% das entrevistadas, foi a linguagem abusiva. Na sequência apareceu o body shamming, quando alguém é exposto ao ridículo por causa do próprio corpo, com 54%. Por fim, 52% das meninas citaram o constrangimento proposital.

O levantamento mostra a urgência de se criar mecanismos mais eficazes de controle das plataformas, e também de se aumentar o debate sobre a visibilidade do corpo da mulher.

Especialistas dizem que o assédio virtual é tão ou mais danoso do que o presencial, pois na rede social estamos expostos a um grande número de pessoas. Um comentário ruim pode significar humilhação pública.

A violência através das redes sociais afeta relacionamentos, derruba a autoestima e silencia a voz das vítimas. A solução, segundo a pesquisa, não é deletar os perfis, mas tratar a cultura machista da sociedade e cobrar punições para esses ataques.