Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Instituto Baccarelli - Divulgação
Instituto Baccarelli - Divulgação

Um dos mais importantes e queridos projetos sociais de música de São Paulo tenta se adaptar neste período de isolamento social. O Instituto Baccarelli fica na favela de Heliópolis e tem feito de tudo para manter as aulas dos alunos e os ensaios dos músicos da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Os músicos da orquestra continuam tocando juntos, mesmo fisicamente distantes. Desde o início da quarentena, o Instituto Baccarelli, que mantém a orquestra, precisou ser fechado e todos os ensaios, suspensos. Aulas ao vivo e vídeos gravados e enviados aos professores não deixam a música parar.

O projeto social surgiu há 23 anos e oferece inclusão social e acesso à música erudita para mais de mil crianças e jovens de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Neste momento, a continuação dos estudos é ainda mais importante para as crianças, que estão em fase inicial de aprendizado. Uma das dificuldades encontradas pelo instituto foi com aquelas que não têm instrumento próprio, por isso, elas ganharam um emprestado para continuar ensaiando na segurança de suas casas.