Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Circula na internet desde a última terça-feira (14), a notícia de que a ingestão de água tônica ajudaria na prevenção contra o novo coronavírus. Isso se daria porque a bebida é feita a partir do quinino, substância que também deu origem à cloroquina. Contudo, a informação é falsa.

É importante ressaltar que ainda não existe comprovação científica da eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19. Além disso, a quantidade de quinino utilizado para a produção de água tônica é tão baixa que não teria efeito nenhum na prevenção da doença (em geral, a proporção é de 5mg de quinino por litro).

Apesar compartilharem a mesma base, quinino e cloroquina não são a mesma substância. Ambas contam com uma constituição molecular diferente.

No passado, o quinino já foi utilizado no tratamento da malária. A substância é retirada da casca de uma planta que recebe o nome científico de Cinchona calisaya, comum em países da América do Sul. Com a invenção de novos medicamentos, o quinino deixou de ser utilizado como fármaco.

Quem é gestante precisa tomar cuidado redobrado com a ingestão do quinino. Isso porque a substância apresenta propriedades abortivas.