Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Bruna Frasson/TV Cultura
Bruna Frasson/TV Cultura

A nova temporada do Persona estreia neste domingo (18) em novo horário: a partir das 21h. Com apresentação de Atílio Bari e Chris Maksud, o programa vai ter a participação dos convidados remotamente, via telão. Nesta primeira edição, o homenageado será o ator e diretor Matheus Nachtergaele.

A nova temporada do Persona receberá personalidades de diversos setores da área cultural como Maurício de Sousa, Nilton Travesso, Babu Santana e Laerte e terá, a partir de agora, a exibição de curiosidades sobre os convidados.

"O Persona é um programa da TV Cultura que sempre teve um lugar importante na história do resgate da biografia de personalidades do teatro e da cena brasileira. Nesta nova temporada inovamos tanto no sentido de um espectro mais amplo de convidados, agora não somente do teatro ou televisão, mas de toda a cena cultural do país, como na apresentação, que passa a ser conduzida por dois talentos da casa", comenta Enéas Carlos Pereira, Diretor de Programação da emissora.

O primeiro homenageado deste novo ano do Persona é o ator e diretor Matheus Nachtergaele. Inicialmente de teatro, ganhou as telas ao interpretar João Grilo na minissérie O Auto da Compadecida, que logo em seguida virou filme. Por esse trabalho, recebeu o prêmio de melhor ator no Grande Prêmio Cinema Brasil.

Nachtergaele foi um dos poucos atores profissionais escalados para o filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles, que recebeu no Festival de Havana um prêmio especial para o conjunto do elenco.

Em 2008, lançou seu primeiro longa como diretor, A festa da Menina Morta, produzido por Vânia Catani. O filme foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e recebeu no Festival de Gramado 2008 os prêmios de melhor ator, melhor fotografia, melhor música, melhor filme do júri popular e prêmio da crítica. No Festival do Rio 2008, também levou os prêmios de melhor direção ficção e melhor ator.