Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Márcia Foletto
Márcia Foletto

A Universidade Zumbi dos Palmares decidiu dar os nomes de Benedita da Silva e Marina Silva a duas salas da instituição. A nomeação aconteceu em repúdio à retirada dos nomes das duas políticas da lista de personalidades negras da Fundação Palmares, presidida por Sérgio Camargo.

Em um post no twitter no início da semana, Sérgio Camargo justificou a retirada do nome de Marina Silva alegando que ela "não tem contribuição relevante para a população negra no Brasil". O nome de Benedita já havia sido retirado da lista no início do mês.

Conhecida pela defesa da pauta ambiental, Marina Silva foi eleita a senadora mais nova do Brasil em 1994 e chegou a chefiar o Ministério do Meio Ambiente no governo Lula. Já a petista Benedita da Silva foi a primeira senadora negra na história do brasil.

Segundo José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, “elas significam o posicionamento da sociedade brasileira, que ela é independete e autônoma de governos e governantes. A luta, a construção e as conquistas dos negros foram lutas sobretudo dos negros contra o governo e contra os governantes. Então, com esse gesto, nós queremos dizer que estamos atentos e que continuaremos lutando para combater e superar todos esses inimigos de qualquer cor que tentam se colocar no nosso caminho e diminuir o valor da nossa luta e dos nosso heróis”.