Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Cerca de 1 milhão de brasileiros têm glaucoma, segundo a SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma). A doença ocular pode atingir crianças, jovens e, principalmente, adultos com mais de 40 anos e idosos. Ela é progressiva e silenciosa; no início, assintomática. O desenvolvimento leva anos sem que a pessoa perceba, até apresentar os primeiros sintomas: a perda da visão lateral.

Entre os tratamentos para a enfermidade, está o uso de colírios. O bimatoprosta é um fármaco que aumenta a drenagem do líquido circulante no olho. Mas, como todo remédio, possui alguns efeitos colaterais, por isso, é necessário o acompanhamento de um médico oftalmologista no tratamento. 

Um desses efeitos colaterais é o crescimento de cabelo. Sendo assim, o bimatoprosta está sendo utilizado pela indústria estética para o aumento dos cílios

Só que o uso desse medicamento pode causar outros problemas, como a hiperpigmentação da íris, fazendo com que apareça algumas manchas amarronzadas em pacientes de olhos claros. Além de aumentar a pigmentação das pálpebras e a reabsorção da gordura orbitária.

Nas redes sociais, uma oftalmologista postou mais detalhes sobre o procedimento e os efeitos do medicamento.