Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

A poliomielite, também conhecida como paralisa infantil, está erradicada do Brasil há mais de 30 anos, mas o surgimento de casos recentes em alguns países acendeu um alerta. Nos últimos três anos, novas infecções foram registradas em pelo menos 23 países.

Especialistas ressaltam que até que a doença seja eliminada do mundo, existe o risco do Brasil ter casos importados e o vírus voltar a circular. Autoridades de Saúde trabalham para manter a ameaça longe e reforçam que a vacinação é a única forma de evitar a doença, que não é registrada no país há pelo menos 28 anos. 

A poliomielite é transmitida pelo contato com secreções de pessoas doentes. Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central causando paralisia parcial ou total, principalmente nos membros inferiores.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), se o vírus não for erradicado, em uma década poderemos ter 200 mil crianças infectadas por ano no mundo.

Para reforçar a importância da vacina contra a poliomielite, o Ministério da Saúde realiza uma campanha nacional para combater, entre outras doenças, a pólio, que irá até o dia 30 de outubro. Segundo o órgão, cerca de 11 milhões de crianças menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas contra a doença.

Autoridades de Saúde reforçam que os postos de saúde estão oferecendo toda segurança necessária durante a campanha. O uso de máscaras, álcool em gel e cadeiras marcadas com distanciamento são primordiais para o funcionamento dos postos de vacinação.