Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty images
Getty images

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está fazendo uma pesquisa para avaliar o impacto do trabalho remoto sobre quem trabalha na área administrativa. Uma preocupação em tempos de pandemia, o sedentarismo pode afetar diretamente aqueles que abandonaram a atividade física enquanto trabalham em home office

"A gente sabe que essa população em questão [que trabalha na área administrativa] já tem atividade física diminuída e alto índice de sedentarismo. Essa pesquisa vem para entender como que está indo isso dentro de casa. Normalmente, a gente sabe que esses trabalhadores gastam um tempo indo ao trabalho e voltando do trabalho. Então, a gente quer saber se esse tempo que eles estão em casa eles estão usando para fazer atividade física", explicou Luiz Augusto Brusaca, pesquisador da UFSCar.

Leia também: Sedentarismo infantil: crianças praticam menos exercícios físicos durante a quarentena

Segundo o fisioterapeuta, o sedentarismo aumenta o risco de complicações no sistema musculoesquelético; promove sintomas de fadiga, dificuldade de relaxar, diminuição da função cognitiva, doenças vasculares, doenças metabólicas, diabetes tipo 2; predisposição a doenças degenerativas, a alguns tipos de câncer e à obesidade; aumenta a mortalidade, entre outros efeitos.

A fim de monitorar a quantidade de atividade física realizada pelos pesquisados, são instalados sensores em três partes do corpo: coxa, perna e tórax.

Leia também: Home office escancara desigualdades do mercado de trabalho

"A partir disso, a gente vai conseguir saber por quanto tempo a pessoa passou sentada, andando, correndo, subindo escada, andando de bicicleta e deitada. A gente vai pegar dias de semana e dias de final de semana e, além disso, horário de trabalho e horário de não trabalho e o tempo dormindo também."

Para participar, os interessados devem enviar um e-mail ao ative.laco@gmail.com.