Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A pandemia mudou o quadro da desigualdade na educação brasileira, que vinha caindo nos últimos 40 anos. De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, crianças e jovens dedicam menos horas às aulas remotas.

O estudo constatou que o mínimo de 4 horas diárias, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, não tem sido alcançado. Na média, alunos de 10 a 14 anos dedicam 2h28 à aulas e atividades escolares. De 6 a 9 anos, o tempo cai para 2h12 e a menor marca é na faixa etária de 15 a 19 anos, que atingem 1h57.

"Sem dúvidas, a maior parte das minhas dificuldades giram em torno da retenção de conteúdo e também da pressão", comentou o estudantes Murilo Barros de Oliveira, que objetiva entrar na faculdade de Economia.

Ainda, o recorte feito por classe social apontou o agravamento da desigualdade. Entre alunos de 16 e 17 anos a diferença de tempo gasto com os estudos é grande. Adolescentes de famílias com maior poder aquisitivo conseguem estudar 64% de tempo a mais que os de famílias pobres.

Para o diretor da FGV Social, Marcelo Neri, a ausência de materiais e recursos para alunos mais pobres é o motivo para a diferença. "Dos alunos de classe E, 21% não receberam. Os de classe A e B, menos de 3% não receberam", diz.

Confira a matéria do Jornal da Tarde: