Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O levantamento 'Pedestres Primeiro', que analisou mais de mil áreas metropolitanas ao redor do mundo, concluiu que as capitais brasileiras não contam com uma boa estrutura para os pedestres.

De acordo com a pesquisa, entre as cidades mais amigáveis com quem se locomove a pé estão Paris, Hong Kong, Moscou e Londres. No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília estão longe de atingir as metas colocadas pelo estudo.

"Para o pedestre andar precisa ter, em primeiro lugar, segurança. Segurança significa boa iluminação, bom calçamento", explica a diretora executiva do Movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta.

Ainda, as desigualdades sociais também influenciam a possibilidade de andar a pé pelas cidades. "A maior parte das cidades brasileiras são compostas por bairros populares, precários, ocupados informalmente, sem um projeto de bairro, um projeto de parcelamento do solo e um projeto de calçada", diz o arquiteto Kazuo Nakano.

Assista à matéria do Jornal da Tarde: