Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Ibimm
Reprodução/ Ibimm

O primeiro tubarão galhudo de duas cabeças do mundo foi identificado na costa do litoral paulista, entre Itanhaém e Peruíbe. A descoberta foi feita por pescadores e analisada por cientistas do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm), da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo, realizado pelo professor e biólogo Edris Queiroz, pela pesquisadora Luana Felix e pelos professores Alberto Amorim, Renato Navilli, Eduardo Malavasi, foi publicado na revista Brazilian Journal of Animal and Environmental Research.

Leia também: Filhote mutante! Pescadores encontram tubarão albino com apenas um olho na Indonésia

 Segundo os especialistas, o animal não tinha apenas duas cabeças, mas também dois corações, duas colunas vertebrais independentes e vários órgãos internos duplos. Por isso, os pesquisadores avaliam que seja um caso de gêmeos siameses

Para a causa da anomalia, os cientistas apontam a poluição dos oceanos, alterações genéticas e problemas no útero da mãe. 

O Ibimm afirmou que o tubarão encontrado é diferente daquele identificado em 1934, cuja anomalia era uma deformação no crânio. De acordo com o instituto, na época, o animal foi considerado um monstro.