Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

As notícias falsas disseminadas em massa podem prejudicar a saúde de muita gente. A desconfiança da eficácia de vacinas é um exemplo. Agora, uma nova informação falsa tem percorrido os grupos de família e perfis de redes sociais pelo Brasil afora: a lentilha combate depressão e ansiedade por conter alta concentração de lítio, um composto presente em vários medicamentos antidepressivos

Em 2020, o alimento, sinônimo de prosperidade, ganhou atenção antes dos preparativos do Natal e do Réveillon. Apesar de o alimento ser nutritivo, a informação errada pode atrasar o tratamento correto de quem sofre com o problema. 

Leia também: Análise: Por que os preços da comida disparam e a inflação não sobe?

"Não é a lentilha como um alimento único que vai fazer a reposição de lítio. Não é por aí. Então, realmente, a lentilha não tem esse poder em relação à essa questão", explicou a nutricionista Roberta Lara.

As fake news também foram desmentidas pelo site de checagem Boatos.org. No entanto, o fato de não ser milagrosa contra doenças da mente não anula o teor nutricional da leguminosa. 

Leia também: Comer pouco é o segredo para a longevidade, aponta estudo

"A lentilha é uma alimento valioso. Para doença cardiovascular, pelas quantidades que ela tem de magnésio, zinco, potássio, fibras, que são fibras solúveis que geram bastante saciedade, ela trabalha em um aspecto muito interessante do ponto de vista de prevenção da doença cardiovascular. E para a gestação também, porque ela é rica em ácido fólico, então, é um alimento que vale pena colocar no nosso dia a dia", indicou Roberta.

Que tal aproveitar a aparição da lentilha fora de época para desfrutar dos benefícios e variar o preparo? O programa Sesi Chef sugere uma salada: lentilha e couve-flor cozidas, temperadas com talos de agrião picados, salsinha, azeite, vinagrete e sal viram um prato saboroso e refrescante, e fazem da lentilha uma protagonista do cardápio do ano todo. 

Leia também: Tecnologia do futuro: empresas de entrega começam a testar delivery de comida por drone

"Ela tem toda essa magia do Ano-Novo, de trazer boa sorte, fartura, então, a gente não deve deixar de colocar na nossa ceia de final de ano. Pelo sim e pelo não, vale a pena. Mas ela tem sim seus princípios nutricionais bastante providenciais e vale a pena, sim, constituir no nosso dia a dia alimentar", afirmou a nutricionista.