Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Os testes da vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson contra a Covid-19 começarão nesta quinta-feira (12), no Distrito Federal. Ao todo, pouco mais de 800 voluntários vão participar dos estudos - metade receberá o imunizante e metade, o placebo. 

A vacina está na fase três de ensaios, a última antes de ser aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Brasil, 7 mil pessoas participam dos ensaios clínicos e, no mundo, são 63 mil divididos entre dez países. 

No último mês, a farmacêutica Janssen, subsidiária da Jonhson & Johnson e responsável pela vacina, distribuiu um comunicado aos pesquisadores determinando uma pausa regulamentar do estudo em todos os países. Segundo a empresa, um paciente apresentou uma doença que está sendo "analisada e avaliada pelo conselho de monitoramento de segurança de dados independente". Eventos adversos, mesmo aqueles graves, são uma parte esperada de qualquer estudo clínico.

A retomada dos testes foi feita no Brasil no dia 3 de novembro, após o comitê independente que acompanha a pesquisa afirmar que o caso não comprometia a segurança do imunizante. A previsão é de que a aplicação da vacina termine em janeiro de 2021 e o estudo seja concluído em abril.