Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Stanford e Northwestern, nos Estados Unidos, indica que a reabertura de estabelecimentos como restaurantes, academias e hotéis, apresenta o maior risco de propagação do novo coronavírus. O resultado foi publicado na revista científica Nature, na última terça-feira (10).

A pesquisa monitorou a movimentação de 98 milhões de pessoas pelo celular entre os meses de março e maio, e cruzou e comparou os dados com o número de casos da doença para entender como o vírus se espalha.

Em Chicago, por exemplo, o modelo previu que se os restaurantes fossem reabertos com capacidade total poderiam gerar 600 mil novas infecções. Limitar em 20% a ocupação de locais na cidade reduziu em 80% o número de infecções previstas no estudo.

Os cientistas ponderam que não seriam necessários bloqueios totais para conter o vírus, e que medidas de proteção como uso de máscaras e capacidade reduzida nos estabelecimentos podem manter o nível das infecções sob controle. Porém, sem esses cuidados, um terço da população poderia ser infectada.

Os modelos desenvolvidos a partir do estudo podem orientar as autoridades públicas sobre as políticas de reabertura, necessárias para a recuperação econômica e fundamentais para que seja evitada uma nova onda da doença.