Notícias

Após eleição, Bolsonaro critica apuração de votos

Segundo nota publicada pelo TSE, a apuração ocorreu normalmente, mas houve demora no sistema de totalização dos votos


16/11/2020 14h57

Nesta segunda-feira (16), um dia após a eleição e apuração dos votos, o presidente Jair Bolsonaro aproveitou para questionar o sistema eleitoral brasileiro a apoiadores no Palácio da Alvorada. Segundo ele, o país precisa ter “um sistema de apuração que não deixe dúvidas”. “Tem que ser confiável e rápido”, afirma.

Em muitas cidades do país, a apuração foi lenta e ultrapassou o período normal da resolução dos resultados, ocasionando a preocupação e ansiedade de muitos eleitores.

Depois de falar que o sistema tem que ser confiável e rápido, Bolsonaro afirmou que a população quer um sistema em que seja garantido que o voto foi para determinada pessoa, ainda que possa demorar um pouco mais. “Nós devemos atender a população. Não sou eu que fala, quem fala é o povo. Alguns falam sem ouvir o povo, sem sair dos seus gabinetes. No meu caso, estou sempre ouvindo a população, e eles querem um sistema de apuração que possa demorar um pouco mais, não tem problema nenhum, mas que seja garantido que o voto que aquela pessoa deu vá para aquela pessoa realmente de fato”, pontuou.

Até o início desta manhã, São Paulo não tinha a relação de vereadores eleitos e Maceió (AL) ainda não sabia o resultado da eleição para prefeito. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou no domingo (15) que o atraso ocorreu por "problemas técnicos” em um super computador, mas que não houve relação com vazamento de dados de servidores ou tentativa de ataque hacker.

Leia também:
https://cultura.uol.com.br/noticias/14065_tse-divulga-nota-com-explicacao-da-lentidao-para-divulgar-resultados-das-eleicoes-municipais.html

Além disso, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso garantiu, no entanto, que não houve prejuízo à lisura do processo, visto que as urnas eletrônicas funcionam fora da rede e a transmissão das informações dos TREs ocorre em uma rede fechada. O presidente ainda ressaltou que é possível verificar todos os votos nas zonas, nos TREs e com as legendas, que recebem os resultados de cada urna.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças