Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Palácio do Planalto
Divulgação/Palácio do Planalto

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta sexta (20), Dia da Consciência Negra, que não existe racismo no Brasil. Questionado por um jornalista do canal CNN sobre o espancamento e morte de um homem negro em um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre, Mourão lamentou o incidente, mas disse que se trata de um caso de "despreparo" e não tem a ver com a questão racial.

"Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, isso não existe aqui. Digo para você com toda tranquilidade, não tem racismo. [...] Eu morei nos Estados Unidos, racismo tem lá", afirmou.

Leia também: Mourão: "Ustra era homem de honra e respeitava os direitos humanos de seus subordinados"

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido por um segurança do supermercado e um policial militar fora de serviço depois de uma discussão no estabelecimento. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, os agressores aparecem desferindo socos no rosto da vítima e tentam imobilizá-la no chão. Paramédicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegaram a prestaram socorro, mas a vítima não resistiu e morreu no local. Os dois agressores foram detidos.

Segundo o Atlas da Violência, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o homicídio de pessoas negras cresceu 11,5% entre 2008 e 2018, último ano com dados disponíveis. Entre os brancos, houve uma queda de 12,9% nos mesmos dez anos.

Ainda segundo o relatório, o risco de um homem negro ser assassinado no Brasil é 74% maior do que em comparação ao resto dos grupos populacionais.