Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jornal da Tarde/TV Cultura

Nesta sexta-feira (20), o Jornal da Tarde, da TV Cultura, recebeu João Vicente, professor, doutor e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e idealizador da Virada da Consciência. Sobre o evento, José Vicente afirma que seu objetivo é justamente evitar que pessoas morram, afirmando que “sentar, no dia da Consciência Negra, para falar de morte é um absurdo. E aqui no Brasil temos que fazer isso todos os dias para falar da mesma coisa”. O reitor completa que a Virada chega a ser um “ato desesperado” de tentar acordar a sociedade civil brasileira e suas autoridades.

Comparando a resposta da população americana com o caso de George Floyd e a resposta da população brasileira ao caso de Porto Alegre, João Vicente diz que a população branca não vê assassinatos de negros como problema seu, perdendo a capacidade de se indignar. “É muito triste que nosso olhar de indiferença não nos tire do conforto quando pessoas, como esse brasileiro de 40 anos, morrem todos os dias”, afirma o professor e doutor.

Sobre o racismo estrutural no país, João Vicente afirma que é justamente o que apaga a história e trajetória de um povo, e reforça a importância de reconstituição: “é para que nós, brasileiros, compreendamos que essa luta é em memorial aos que lutaram antes entregando suas vidas”.

Confira a entrevista completa: