Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“DE PERTO ELA NÃO É NORMAL” – Por conta da pandemia, o filme fez sua estreia este mês no Telecine. Protagonizada por Suzana Pires, a produção conta com um elenco estelar: Angélica, Ivete Sangalo, Gaby Amarantos, Marcelo Serrado, Samantha Schmütz, entre outros. A trama gira em torno da dona de casa Susi, infeliz no casamento, que resolve dar uma virada na vida. Não espere morrer de rir com essa adaptação de uma peça de teatro que foi sucesso de público.

TRÊS EM UM – O serviço on demand do Telecine esconde pequenas pérolas para os cinéfilos. Com um pouco de paciência e sorte, o esforço de procurar essas preciosidades é recompensado. Nesta semana, o app traz três surpresas para quem gosta de cinema clássico. A maior delas é “Ladrões de Bicicletas”, de Vittorio de Sica, considerado um dos mais importantes filmes do neorrealismo italiano. A película foi rodada nos anos 1940 sob impacto da Segunda Guerra Mundial e conta com elenco de atores amadores e semi-amadores. Como se não bastasse, estrearam ainda “A Noite”, de Michelangelo Antonioni, que traz Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau e Monica Vitti no elenco, e “Belíssima”, de Luchino Visconti.

“ASSASSINATO EM MIDDLE BEACH” – Documentário que estreou esta semana na HBO tenta desvendar os mistérios envolvendo a morte da dona de casa Barbara Hamburg, em 2010. Ao longo de 8 anos, Madison Hamburg, filho da vítima, entrevistou familiares, vasculhou e-mails e descobriu segredos guardados por muito tempo.

11º CINEFOOT – Se você gosta da mistura entre cinema e futebol, chegou a melhor época do ano. O festival será totalmente online e todos os 76 filmes escolhidos serão exibidos gratuitamente na plataforma Innsaei. Essa edição do evento comemora os 50 anos do tricampeonato, conquistado no México pela seleção brasileira, e os 70 anos d’O Maior de Todos, o Maracanã. As sessões acontecem entre 20 e 27 de novembro. Confira a programação completa e mais informações sobre as obras.

“MARSHALL: IGUALDADE E JUSTIÇA” – Chadwick Boseman, a estrela de “Pantera Negra” e da série “Vingadores” que faleceu recentemente, ficou conhecido antes dos filmes da Marvel por protagonizar produções que contam a história de importantes personagens afro-americanos. Entre eles, “42 – A História de Uma Lenda”, sobre Jackie Robinson, o primeiro negro a jogar na principal liga de beisebol dos EUA, e “James Brown”, que conta a história do rei do funk. O último da trinca de filmes históricos feita por Boseman, sobre Thurgood Marshall, primeiro juiz americano a chegar à Suprema Corte, entrou para o catálogo da Netflix nesta semana e conta seu passado como advogado ativista pelos direitos civis.

OUÇA (E VEJA)

ROCK DE ESTÁDIO – O Foo Fighters é uma das últimas grandes bandas de arena do mundo. Então, toda novidade é motivo de celebração para os fãs. Pois, logo após as eleições norte-americanas, na semana passada, o grupo apresentou “Shame Shame” no programa “Saturday Night Live”. Trata-se do primeiro single do novo álbum “Medicine at Midnight”, o décimo do grupo. A canção foi recebida com desconfiança, por ser econômica nas guitarras e ter ritmo mais lento. Mas Dave Grohl, líder da banda, garante que não há motivos para preocupação: o novo disco não segue o padrão de Shame Shame, e soa mais com o bom e velho Foo Fighters. Quem quiser tirar a prova e conhecer o novo single, o vídeo oficial já está no Youtube.

VISITE (PRESENCIALMENTE)

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – A exposição da fotógrafa chilena Paz Errázuriz pode ser visitada presencialmente no IMS (Instituto Moreira Salles), na avenida Paulista, região central de São Paulo. Com 150 imagens, a mostra faz uma retrospectiva da trajetória da artista. Há fotos de pacientes de manicômios e de transexuais que trabalham em bordeis. A entrada é gratuita, mas é preciso agendar a visita.

COMA (EM CASA OU FORA)

BURGER FEST – Restaurantes, bares e hamburguerias participam até 15 de dezembro do festival com receitas exclusivas e criativas de hambúrguer. Neste ano, o Burger Fest acontece nos formatos presencial, delivery e take away (retirada) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Em São Paulo, participam casas como Fat Cow, Holy Burger, Z Deli, Ruella, Pobre Juan, entre outras. Saiba mais.