Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/ Utah Department of Public Safety
Divulgação/ Utah Department of Public Safety

Nas profundezas de uma paisagem semelhante a do planeta Marte, no deserto de Red Rock Canyon, em Utah (EUA), surgiu o mistério. Um monolito de metal reluzente apareceu em uma das partes mais remotas da região, onde ninguém vive e nada pode ser instalado sem a autorização federal.

A estrutura alta e lisa, que parece ter sido feita em aço escovado, foi encontrada durante um voo de helicóptero, em uma pesquisa sobre carneiros selvagens que vivem naquela região.

Leia também: Homem fica milionário após meteorito cair no telhado de sua casa na Indonésia

Funcionários do Departamento de Segurança Pública e da Divisão de Recursos da Vida Selvagem do Estado de Utah avistaram o objeto brilhante no ar no dia 18 de novembro e pousaram nas proximidades para verificar. Eles descobriram que o monolito de três lados é mais alto do que dois homens juntos, mas não descobriram nenhuma pista de quem colocou e como o objeto foi colocado numa área de tão difícil acesso.

O local exato é tão remoto que as autoridades não revelaram onde fica, com receio de que as pessoas se percam tentando encontrá-lo e precisem ser resgatadas.

Leia também: OVNI no Nordeste? Moradores registram passagem de foguete chinês no céu da região

O monólito evoca obras de paisagismo e de um dos filmes mais clássicos do cinema. "2001: Uma Odisseia no Espaço’’, dirigido por Stanley Kubrick e lançado em abril de 1968, traz a história de um monólito negro no meio da paisagem que vira ponto de mudança para macacos no início do período paleolítico, revelando que o homem poderia deixar de ser vítima do mundo para se tornar um elemento ativo, com o uso de ferramentas e agindo sobre a natureza.

Mas, no caso do monólito de Utah, surgiram até especulações sobre a presença ou obra de extraterrestres. Por se tratar de um terreno público federal, funcionários do Escritório de Gerenciamento de Terras esclareceram que é proibido instalar obras de arte ou estruturas sem autorização, não importa de que planeta você vier.