Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr
Flickr

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento apresentou um aumento de 9,5% maior entre agosto de 2019 e julho de 2020, apresentando cerca de 11.088 km² desmatados.

Neste mesmo período, entre 2018 e 2019, o número é 9,5% maior. Nestes dois anos foram consatatados cerca de 10.129 km² de florestas desmatadas.

“Havia uma estimativa ou até uma expectativa de que o resultado que fosse divulgado nos daria um aumento em torno de 20% do que ocorreu no ano passado, foi um pouco menos da metade disso aí. Não estamos aqui para comemorar nada disso, porque isso não é para comemorar, mas isso significa que os esforços que estão sendo empreendidos começam a render frutos”, afirma Hamilton Mourão, vice-presidente da República.

A maior ocorrência do desmatamento ocorreu em quatro estados do Brasil, no Pará (47%), Norte de Mato Grosso (15,9%), Sul do Amazonas (13,7%) e Rondônia (11,2%). Sendo que, 45% ocorreram em áreas privadas e 30% em áreas públicas.

Segundo Marcos Pontes, Ministro da Ciência e Tecnologia, é importante realizar a identificação e classificação dessas terras, de forma que a gente se possa ter uma ferramenta mais precisa para que as tropas de solo possam ir lá e cumprir a sua função.

Leia também: Entenda a proposta do governo de São Paulo para o Complexo do Ibirapuera

As imagens coletadas para a realização do monitoramento são coletadas através de quatro satélites, um americano, o Landsat-5/TM, o indiano IRS-1, o inglês UK-DMC2, e o último é o CBERS-2/2B, realizado entre uma parceria do Brasil com a China.

Em fevereiro, um novo satélite integralmente nacional se juntará ao monitoramento de focos de incêndio e desmatamentos, o Amazônia 1.

“Não há dúvidas de que há setores no governo tentando enfrentar o problema, há setores agindo de forma totalmente contraditória, num discurso que estimula a invasão, um discurso que estimula o desrespeito à legislação, serve como estímulo às forças contrárias à conservação da Amazônia, e as forças especulativas”, declara João Paulo Capobiano, biológo e ambientalista.