Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram 20201201181023_primata.png

Um restaurante de Presidente Prudente (SP), localizado há 558 quilômetros da capital, vêm causando polêmica depois que supostas piadas viralizaram na internet. Em uma pequena lousa no estabelecimento, o Primata Parrilla exibiu e depois postou nas redes sociais dizeres como “filho a gente não cria pra nós. Cria pra jogar no mundo. Alexandre Nardoni”, “o cão é o melhor amigo do homem. Goleiro Bruno” e “fazer refeições juntos une a família! Etiópia, povo sem união”.

Os recados expostos repercutiram negativamente e desde o dia 29 de novembro, a hashtag “PRIMATANÃO” foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. Internautas marcaram o serviço de entregas por aplicativo, o Ifood, cobrando posicionamento da empresa e a exclusão do restaurante da plataforma. 

O gerente do estabelecimento, Daniel Arena Carrião, de 35 anos, é responsável pelas publicações na internet. Em entrevista exclusiva ao site da Cultura, ele afirmou que desde a abertura do espaço sempre escreve "frases diferentes" na lousa decorativa e, depois, posta nas redes sociais. Segundo Carrião, as mensagens referentes a feminicídio e fome em países africanos não expressam o pensamento dele, mas que são apenas “piadas”. “Nosso estilo de atendimento é brincar com tudo, está descrito no meu cardápio”, diz.

Sobre a possibilidade de ofender grupos sociais, Daniel comentou: “Não nos arrependemos porque não existe uma piada que não atinja alguém, toda piada vai atingir um alvo”. O gerente do Primata Parrilla  ainda afirmou que depois que as frases ganharam força na internet, ele foi intimidado pelo telefone e grupos feministas ameaçaram depredar o estabelecimento.

O grupo “Frente Pela Vida das Mulheres de Presidente Prudente” soltou no Instagram uma nota de repúdio ao restaurante pela divulgação de mensagens que incentivam a violência contra mulheres, e pela apologia ao estupro, feminicídio e xenofobia. “Conclamamos a todas as prudentinas e prudentinos a boicotarem o estabelecimento e denunciarem as postagens do Instagram que estimulam discurso de ódio, em razão desta prática ser um desserviço à construção de uma sociedade livre de violência, igualitária e com equidade de gênero efetiva”, ressalta o manifesto.

Daniel atribui as críticas aos posts, como a piada sobre o caso da morte de Eliza Samudio e Isabella Nardoni, a pessoas que não costumam frequentar o local. De acordo com o gerente, “99% dessas pessoas que estão reclamando [das postagens] nunca vieram aqui e nunca comeram no restaurante. Quem está ofendido, são pessoas que não conhecem o estabelecimento, o que eu posso fazer a respeito disso?”. O administrador do Primata Parrilla completa: "se a lei me disser que o que eu faço não é legal, eu não vou infringir, mas não vou mudar meu posicionamento pelo que as pessoas acham”.