Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O direito de consertar um produto no lugar de jogar fora e comprar outro começa a ser discutido no Brasil. Movimento quer que a indústria produza bens que durem mais, evitando o consumo excessivo provocado pela chamada obsolescência programada, ou seja, quando produtos quebram ou param de funcionar antes do que deveriam.

A economista Cristina Helena Pinto de Mello explica o conceito e como ele cria mercado para a empresa: "Você compra um produto, e ele é um produto que quebra com facilidade, está programado para ser frágil, para você precisar substituir. Mas também a ideia de que você cria um novo conceito, muda o estilo, e aquilo que você tinha então fica velho perto daquilo que é novo. Você passa a desejar a troca".

O impacto de consertar um produto ao invés de comprar outro é crucial para o meio ambiente. Na França, uma lei para punir empresas que criam produtos com obsolescência programada foi criada. Em outros países europeus, fábricas de televisão, máquinas de lavar e geladeira deverão, a partir do ano que vem, produzir componentes que ampliem a vida útil dos objetos.

A economia de recursos naturais e diminuição da poluição pelo descarte em lixões são fatores que motivam a mudança.

No Brasil, a irradicação dos lixões está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que já tem 10 anos e ainda não foi colocada em prática.

Assista à matéria do Jornal da Tarde: